Você já ouviu falar em práticas pedagógicas? Este é um termo muito utilizado dentro da educação e o profissional que dominará esse assunto é o Pedagogo.

Apesar deste ter se tornado um assunto popular, nem todo mundo sabe o que uma pessoa formada em pedagogia faz. Por isso, vamos responder a algumas das dúvidas relacionadas a profissão. Descubra a seguir:

O que é o curso de Pedagogia?

Quando falamos de Pedagogia, muitas pessoas relacionam imediatamente essa área com o ensino infantil, mas a verdade é que os processos e práticas pedagógicas estão presentes na nossa rotina durante toda a nossa vida.

O curso de Pedagogia ensina aos profissionais da área a história, a prática e o estudo da Pedagogia e como utilizá-la com o ser humano em todas as fases de sua vida.

No curso de Pedagogia, o estudante adquire informações relacionadas a formação do ser humano como pessoa e como cidadão.

Será também dentro desta graduação que serão adquiridas informações relacionadas a estudos psicológicos, comportamentais e patológicos.

Como ingressar?

Se você ficou interessado nesta graduação e tem interesse em cursá-la, separamos algumas opções que você pode utilizar para isto.

A primeira delas é o PROUNI 2021que corresponde ao Programa Universidade Parra Todos, um sistema de distribuição de vagas para a rede particular de ensino.

Podem se inscrever para o PROUNI, os estudantes de renda baixa e média que tiverem concluído o ensino médio n rede pública de ensino ou na rede particular, tendo sido através de uma bolsa de estudos integral.

Para concorrer a u dos cursos do PROUNI em 2021é preciso participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2020 e ter uma pontuação equivalente.

Você também pode acessar o curso através do ensino público pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que tem um funcionamento semelhante.

Onde atuar?

Engana-se quem pensa que o profissional da Pedagogia só pode ser professor do ensino infantil. Na verdade, existe uma gama de opções para este graduando.

Além de atuar como professor do ensino infantil, o profissional da pedagogia pode exercer outros cargos dentro da equipe pedagógica como o de coordenador, por exemplo.

O profissional da área também pode atuar no setor financeiro e administrativo das instituições escolares, tanto do ensino privado quanto do ensino público.

O gerenciamento de matérias, assim como a assistência escolar e a educação especial são outras funções que podem ser exercidas por quem conclui o curso de Pedagogia.